Você já se perguntou por que repete os mesmos erros nos seus relacionamentos? A psicanálise nos ajuda a entender que traumas de infância podem moldar padrões repetitivos na vida adulta.
As primeiras relações com nossos cuidadores estabelecem padrões que se repetem nos relacionamentos amorosos. Se vivenciamos insegurança, abandono ou negligência na infância, podemos buscar inconscientemente parceiros que reforcem esses padrões.
Traumas não elaborados na infância geram feridas emocionais que influenciam nossas escolhas e comportamentos nos relacionamentos atuais. Projetamos nossas dores e expectativas não resolvidas em nossos parceiros, criando ciclos de sofrimento.
Buscamos repetir padrões familiares, mesmo que dolorosos, tentando “curar” o passado. Essa repetição se manifesta em escolhas de parceiros destrutivas, dinâmicas de relacionamento abusivas e autossabotagem.
A psicanálise nos convida a olhar para nossa história e identificar os padrões repetitivos que nos impedem de construir relacionamentos saudáveis. Ao reconhecer e elaborar nossos traumas de infância, rompemos esses ciclos e construímos relações mais conscientes e satisfatórias.